Meus livros favoritos


Hoje vim aqui trazer um pouco sobre alguns dos livros que eu mais gosto e que até então, são os meus favoritos. Irei colocar o resumo de cada livro, e vale ressaltar que minha opinião aqui é baseada em livros que me deixaram encantadas e que foram uma experiência prazerosa, não irei falar sobre detalhes técnicos. Os livros nos divertem na infância, livros nos empolguem na juventude, livros que nos despertam para a beleza dos clássicos e que sempre ensinam em todas as fases da vida.

O Alquimista - Paulo Coelho

O alquimista é a mágica história de Santiago, um menino pastor andaluz que anseia por viajar em busca do tesouro mais magnífico do mundo. De sua casa na Espanha ele parte para os mercados do Tânger e através do deserto egípcio para um encontro do destino com o alquimista. A história dos tesouros que Santiago encontra ao longo de sua jornada nos ensina, como poucas histórias fizeram, sobre a sabedoria de escutarmos nossos corações, aprendendo a ler os sinais que aparecem ao longo do caminho de nossas vidas e, acima de tudo, a seguir nossos sonhos.

Se tem um livro que me deixou sorrindo pelos cantos foi O Alquimista. Mas também amo e recomendo Veronika decide morrer e Onze minutos.

Retalhos - Craig Thompson

Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus — transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê —, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina — uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson — com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação — mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente - Igor Pires

Indo contra a tendência dos textos curtos e superficiais que são postados nas redes sociais, o coletivo literário Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente (TCD) passou a produzir e compartilhar um conteúdo extenso, profundo e extremamente poético em suas páginas no Facebook e no Instagram. Com seus escritos e ilustrações, eles acabaram atingindo um público muito maior do que o esperado, nos mostrando como, apesar da crescente agilidade que nossa comunicação exige, ainda precisamos de tempo para digerir e entender nossas complexas relações humanas. Para este livro, foram produzidos textos inéditos que ganharam a companhia das sensíveis ilustrações de Anália Moraes.

O corcunda de Notre Dame - Victor Hugo

Em Paris do século XV, uma jovem cigana, chamada Esmeralda, dança na praça da Catedral de Notre Dame. Sua beleza transtorna o arquidiácono Claudio Frollo, que, perturbado pela beleza da moça e querendo afastar-se dessa tentação, ordena que o disforme, Quasímodo, rapte a moça. Esmeralda é salva por um grupo de arqueiros, comandado pelo capitão da guarda Phoebus de Châteaupers.
Obs.: eu chorei no final.

Dom Casmurro - Machado de Assis

O narrador constrói uma narrativa ambígua, fazendo com que o leitor ora duvide, ora acredite na inocência de Capitu, acusada de adultério pelo marido, ex-seminarista e advogado. O sacerdote e o jurisconsulto se unem para condenar a esposa, num tribunal de provas refutáveis e inconsistentes.

De um dos maiores escritores do Brasil, o grande e único Machado de Assis <3

A saga Jogos Vorazes - Suzanne Collins

É um livro de aventura, ação, distópico e pós-apocalíptico para jovens e adultos escrito pela norte-americana Suzanne Collins. Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um país distópico chamado Panem - localizado onde estaria a América do Norte. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, para que as pessoas sempre se lembrem da revolta que aconteceu décadas atrás. Os Jogos são um lembrete do poder da Capital: nesses Jogos, um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de um sorteio chamado de "Colheita" para participar de uma batalha televisionada em uma arena na qual todos os tributos - como são chamados - devem lutar até a morte, onde apenas um sobreviverá e será o vitorioso.

A saga Hush Hush - Becca Fitzpatrick

Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.

Dá licença que eu tinha que colocar um romance adolescente.

Morangos mofados - Caio Fernando Abreu

Em sua obra mais célebre, publicada em 1982, quando tinha trinta e quatro anos, Caio Fernando Abreu faz transbordar de cada página a angústia, o desassossego e o estilo confessional que o consolidaram como uma das vozes mais combativas e radicais de sua época. A prosa visceral dos dezoito contos de Morangos mofados -- potencializada pela hesitação coletiva de um país que vislumbrava a redemocratização ante a falência incipiente do regime militar -- traduziu as inconstâncias humanas mais profundas e continua, ainda hoje, arrebatando leitores de todas as gerações.

Enquanto você dormia - Sandra Steffen

A adorável Maggie Mckenzie tem tudo o que queria: um marido amoroso, duas lindas filhas e sua irmã, Jackie, amiga e confidente. Quando sofre um acidente de carro e entra em coma, Spence e Jackie se revezam no hospital e recusam-se a aceitar o pior. Praticamente desenganada, Maggie permanece inconsciente por meses. Certa noite, cedendo ao desespero, Spence e Jackie buscam consolo nos braços um do outro. Quando toda a esperança parece perdida, Maggie sobrevive e se recupera aos poucos. Mas tudo havia mudado em sua vida, e sua luta agora é pela reconquista do amor das filhas e do marido.

Esse foi o primeiro livro que eu li na minha vida, fiquei encantada na época - era uma criança.

E essa foi a lista, talvez eu tenha esquecido de alguns já que muitos acabei lendo virtualmente e outros eram emprestados, mas espero que tenham gostado e recomendo a leitura de todos.




You May Also Like

0 comentários